Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tudo é culpa da gripe?!

Dias atrás recebi um email intitulado "Pandemia de Lucros" que em rseumo, falava do aumento na lucratividade da Roche, fabricante do Tamiflu e dos interesses (no mínimo duvidosos) que inviabilizam a quebra de patente para a fabricação de genéricos.
O dito email ainda trazia números alarmantes dos quais pouco se fala, como por exemplo:
- 2 milhões de crianças morrem por ano em todo mundo, com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos.

- Sarampo, pneumonia e enfermidades evitáveis com vacinas baratas, provocam a
morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

A gripe A H1N1 chega a 1.462 mortes no mundo até esta data, diz OMS. Em comparação, a gripe comum causa 250 mil a 500 mil mortes por ano e resulta em cerca de 3 milhões a 5 milhões de casos graves, segundo a mesma fonte.
Diante do alarde das autoridades de saúde e imprensa, decidiu-se por retardar a volta às aulas até pelo menos 17 de agosto da maioria dos alunos.
As opiniões de infectologistas divergem muito, uma parte diz que não resolve, outra parte diz que é uma alternativapara minimizar o contágio... e tem ainda os que ficam “em cima do muro”, enfim não há um consenso geral ou algum tipo de unanimidade sobre o assunto.

Mas aí, começam os questionamentos...E as escolas particulares, farão algum tipo de desconto nas mensalidades do mês de agosto? Afinal, os pais pagam pelo mês inteiro e seus filhos terão apenas 14 dias de aula!
E os alunos já maiores de 18 anos, que pagam seus estudos (e não pagam barato), já estão preocupados ou se mobilizando para algum tipo de solução favorável a seus bolsos?
As escolas estão fazendo uma bela economia com tudo fechado...Têm obrigação de repassar isto...principalmente depois que o Conselho Estadual de Educação (CEE) determinou às escolas particulares que refaçam seu calendário de aulas para o segundo semestre, dispensando-as do cumprimento dos 200 dias letivos. A decisão foi publicada no dia 8 de agosto, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

”A deliberação admite que, diante da situação emergencial criada com a ameaça de expansão da gripe (H1N1), “os calendários refeitos poderão prever o reescalonamento das atividades ainda que a distribuição das atividades ocorra em número de dias menor que o anteriormente definido”.
Isso significa que as escolas devem reprogramar os conteúdos sem necessidade de reposição de aulas.
Caso alguma escola queira, ainda assim, obrigar seus professores a aulas extraordinárias. Neste caso, conforme prevê o parágrafo 2º, artigo 12, da Convenção Coletiva em vigor, o pagamento deverá ser feito como hora extra, com 50% de acréscimo.

Então, se todos estão com seus direitos devidamente preservados, gostaria muito de saber quem vai atrás dos direitos dos estudantes e de seus pais, a um desconto na mensalidade pelo período de aulas suspensas? (aulas cuja reposição está dispensada e com amparo legal, conforme publicado no Diário Oficial).

Acredito que é dever de cada um que esteja se sentindo lesado de alguma forma, começar a se movimentar na direção de defender seus interesses.

Tem coisas que realmente a gente tem que prestar atenção, não é só o fato de ficar sem aulas, supostamente "protegido" do virus...é questão de fazer, com que es coisas sejam efetivamente certas para todo mundo!

Mari

PS: Desculpe pelo desabafo, mas só lá em casa são desembolsados R$ 850,00/mês só com mensalidade de faculdade!!!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails