Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Texto despretesioso...Será?


Esta não é uma mensagem natalina
É apenas um texto qualquer falando de coisas que ficam o ano todo jogadas dentro de alguma gaveta. Um desabafo, um pseudo-manifesto sem qualquer pretensão literária.
Por que escolher uma data comemorativa ou uma catástrofe para se sensibilizar com o outro?
Por que esperar pelo Papai Noel, pela mídia e pelos apelos consumistas para presentear alguém?
E por que presentear alguém, se o que se pode dar de melhor não se vende, não se compra, nunca está em promoção nem exposto nas vitrines? Pelo contrário, está invariavelmente escondido, empoeirado, encostado, sem uso.
É fato. Nós economizamos carinho, amor, gentileza, educação, tudo aquilo que poderia fazer o mundo um lugar no mínimo suportável para se viver.
Afinal, gostar, querer bem, importar-se, ser gentil dá trabalho e toma tempo. Assim, nossos estoques ficam intactos. Artigos perecíveis que são, os sentimentos amarelam, perdem a validade. E nós também nos perdemos, dos outros, do planeta e de nós mesmos.
Eu quero pensar que essas falsas alegrias, essa solidariedade efêmera, possam se transformar em algo real.
Eu quero ver luzes nas cidades e sorrisos de quem ganhou presente nos rostos todos os dias. Quero que campanhas solidárias sejam desnecessárias.
Que as pessoas não se preocupem com pequenas coisas e voltem a se enternecer com um filhote, de gente ou de bicho, a respeitar a Terra, a agradecer pela chuva depois da estiagem, a despertar em harmonia com o universo, a seguir os ciclos da Natureza.
A se conectar com o princípio divino, chamem a isso de Deus, Deusa, Zeus, Alá, Buda, Oxalá, Jeová ou do que quiserem.
Quero uma gastança absurda de emoções, um colapso nas economias mundiais de sentimentos, um desequilíbrio na balança que irá gerar, surpreendentemente, um equilíbrio global.
Mais do que em Papai Noel, eu quero acreditar no ser humano.
(Da amiga Silene, carinhosamente "Fios Ruivos")

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails