Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


segunda-feira, 1 de março de 2010

Televisão...ver ou não ver? Eis a questão!


Li um texto chamado “O Reverso da Mídia (ou a Era da Insensatez), que me levou à reflexão sobre o assunto.

As emissoras de TV abertas, como a Globo,SBT, BAND, Record, Rede TV, etc... não deixariam no ar os programas que deixam (a grande maioria de baixa qualidade diga-se por sinal), se os mesmo não tivessem audiência.
Programas como Domingão do Faustão, Big Brother, A Fazenda, Novelas, Silvio Santos, etc., são em sua maioria as únicas opções que a maior parte da população tem.
Pois somente uma minoria é que tem acesso a TV por cabo ou por antena.
E somente esta minoria tem opção de escolha de canais como Dicovery e History Channel, People and Arts, A&E Mundo, etc., canais com um conteúdo riquíssimo de cultura e informação.
Programas que agregam algum valor cultural e informativo, tipo Globo Ciência / Ecologia passam às 06:00 hrs da manhã, o que é totalmente desconfortável para quem acorda cedo a semana toda para trabalhar.
E assim, grande parte da população fica ainda mais limitada quando senta à frente da TV!
Agora o que saiu na Folha de São Paulo é no mínimo deselegante:

“Admitir ver o ‘Big Brother Brasil’ significa cada vez mais confessar uma falha de escolaridade, passar recibo de fútil, solitário, imaturo, ‘low class’. Nunca deu status para ninguém acompanhar esse programa. Só queima o filme. Fuja de gente viciada nisso.” (Folha de São Paulo – Matéria de 12/01/2008 – Folha Online).

Vamos com calma, afinal opção não é o que a grande maioria da população mais tem quando o assunto é TV aberta no Brasil! Esta afirmação da folha é no mínimo preconceituosa e desrespeitosa com as pessoas que assistem ao programa.
Além de ser contraditória, já que a Folha como todos os meios de comunicação do país, garantem boa parte de seu ibope às notícias desse tipo de programa.
Entre o horário que for, nos sites da Globo, Uol, Terra, Yahoo, Folha Online, etc., e veja se não tem sempre um link que te leva para ler as últimas notícias do BBB, da Fazenda, ou coisa parecida. Os programas se repetem porque o povo e a mídia dão ibope, caso contrário não estaríamos vendo as emissoras lançarem edição após edição.
O problema é que em matéria de TV aberta, com exceção à TV Cultura, a maioria das TV’s oferecem o mesmo tipo de programação de baixo nível cultural, só mudam as personagens e os apresentadores, mas a “porcaria” é sempre a mesma!
Daí a gente lembra o quanto custa uma entrada para o cinema ou teatro, e as opções da grande maioria da população ficam ainda mais limitadas, isso sem mencionar o quanto custa ler um livro neste País!
E ai a gente vai se dando conta de como é verdade quando dizem que "é muito mais fácil governar um povo limitado culturalmente!"

By: Mari

4 comentários:

Renata Rainho disse...

Má, eu sou formada em Radio e TV e sai da TV exatamente por isto. Não quero fazer parte do emburrecimento da massa.

Mas vou contar um segredo, o que faz um programa estar no ar é o patrocinador e não a audiência.

Vários programas da tarde dão traço mas ficam no ar por causa dos patrocínios, tipo aqueles de fofoca, que ficam comentando o BBB, a novela do outro canal.

Agora sabe porque as pessoas não veem TV Cltura? porque não é hábito, veja se vc consegue uma loja ou hospital deixar uma tv ligada neste canal... não consegue!

bj

Mari disse...

Oi Rê, imagino o seu dilema amiga!
E verdade Rê, é uma questão também de cultura de assistir bons programas como os da TV Cultura.
E vou te contar, nunca vi nenhuma TV sintonizada neste canal. É triste, mas é fato!
Beijos querida

Raul Carmilo Granado disse...

A Globo é a empresa mais prejudicial da história do Brasil, alienando as últimas gerações com besteiras imperialistas colocadas na garganta do povo em formato de entretenimento inofensivo favorecendo interesses internacionais, elitistas e de governos sempre muito mal intencionados. O brasileiro não sabe nada sobre política, economia, artes, sociologia, filosofia, mas se um juís de futebol rouba uma falta... Estar por fora do que acontece na novela é falta de assunto na maioria dos lugares. As pessoas chegam em casa e não tem dinheiro pra nada e então vão assistir televisão. Ningué nunca questiona o fato da Globo na Bahia ser da família ACM, em Alagoas ser da família Collor, no Maranhão ser da família Sarney etc... Simplesmente as pessoas não tem recursos nem informação suficientes pra refletir, então aceitam ser levadas por esse mar de corrupção do qual a Globo é mestra.

O bbb, na minha opinião, acaba dando a impressão na população de uma falsa esperança, dizer: 'olha, pessoas iguais a vc entre os donos do país!', 'oque elas fariam para estar entre os poderosos (famosos)?' E eu acabo por ter um interesse socio-científico quase mórbido pelo desfecho dessa pequena pantomima!

Parabéns pelo seu blog.

Raul, namorado da Rê.

Mari disse...

Oi Raul seja bem vindo ao Meu Cantinho!
Realmente questionar não é o forte da maioria dos brasileiros! Porém eu acredito que quanto mais falamos de algum assunto importante, mais chances temos de fazer com que as pessoas comecem a prestar mais atenção a tudo que está a nossa volta.
Por isso, falo muito e sempre sobre tudo aquilo que me incomoda, tanto quanto pessoas como quanto cidadã.
Beijo pra você e pra Rê!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails