Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


domingo, 15 de abril de 2012

Triste: A Bebida e a Juventude...



Mais do preocupante, é triste ver a relação da juventude com a bebida.
Infelizmente é uma situação que está ficando fora do controle, não só da sociedade ou das famílias, mas deles mesmos, os jovens.
Se você prestar atenção, vai ver o que rola nas redes sociais...
Uma espécie de culto ou "amor" à bebida alcoólica.
É comum lermos frases como:
"Os fortes amam mesmo...uma garrafa de vodca!"
"Hoje uma garrafa é pouco, duas é razoável...três tá ficando bom, quatro, ah! ai é firmeza!"
Embaixo de uma foto de qualquer bebida eles postam: "Lá se foi a primeira garrafa!"
Ou ainda postam qualquer coisa e avisam que estão bêbados ao fazê-lo.
E se prestamos atenção, podemos perceber que são jovens esclarecidos, estudantes, inteligentes, saudáveis e com base familiar boa.
E então, eu fico me perguntando:
O que está acontecendo com esta juventude?
Por que só conseguem relacionar diversão com bebida?
No meu tempo diversão era sair com os amigos, ir ao cinema, ir a barzinhos conversar, beber é claro, mas não para ficar bêbado. De vez em quando um ou outro se excedia um pouco, mas isto não era uma regra como é hoje, parece até que para se divertir, ficar bêbado é um requisito imprescindível!!!
Fico assustada de ler os posts nas redes sociais, a bebida e os energéticos viraram para estes jovens os deuses do século 21! Nem mesmo o rigor da lei ou os testes de bafômetros os intimidam, mesmo porque, sabemos que a fiscalização é pequena e não dá conta de cobrir uma área tão extensa como por exemplo, os grandes centros urbanos.
E o que mais impressiona é que eles se julgam imunes às tragédias que podem causar ou das quais podem ser vítimas.
Já ouvi frases do tipo:
"Ah! mas eu eu bebi só uma latinha de cerveja, que mal isto pode fazer?" ou
"Mas quando eu estou de fogo, meus reflexos ficam mais intensos e eu dirijo muito melhor e com muito mais atenção!" ou
"Eu bebi um pouco, mas só fui dirigir duas horas depois...já estava bem!"
Não! Não é por ai!
Bebida e direção é igual a perigo iminente!
Vocês precisam entender isto de uma vez por todas!
Vidas podem se perder, sonhos podem ser destruídos para sempre!
Quando comecei a escrever este post, fui fazer uma pesquisa no youtube e encontrei videos chocantes e tristes, mas um deles em especial, me fez chorar. Me fez me colocar no lugar daquela família, daquela vítima e daquele jovem causador de tamanha tragédia.
Sim, porque precisamos nos colocar no lugar do outro, para pelo menos tentar imaginar um pouco o tamanho de sua dor...e pensar que tais tragédias não acontecem só com os outros, elas podem, infelizmente, um dia atingir a todos nós.
Meu apelo para todos, mas principalmente para os jovens, como meu filho, sobrinho, afilhada e seus amigos, é que assistam o vídeo abaixo coloquem-se por um minuto como protagonistas deste triste vídeo, e, na próxima vez que saírem de balada, lembrem-se do que viram ali!
A vida é boa, é bonita, é um presente que nos foi dado, é para ser vivida intensamente e com sobriedade, para assim podermos ser realmente felizes e responsáveis por nossa felicidade. Se tivermos que ter algum arrependimento, que seja daquilo que não tivemos coragem de ser ou de fazer e não daquilo que causamos a alguém ou a nós mesmos por conta da nossa irresponsabilidade!


By: Mari


Esta é uma história real, confira aqui A História de Jacqueline Saburido

2 comentários:

Erika Oliveira disse...

Mais que provado, direção e álcool não combinam!

Graça Pereira disse...

Uma abordagem inteligente e ao mesmo tempo difícil, para um problema com contornos quase de tragédia! Em Portugal o Governo fez novas leis no que respeita a idade que os jovens devem começar a beber e frequentar bares. Mas iludindo tudo e todos...eles pedem aos mais velhos que comprem as bebidas e... tomam-nas cá fora!! Há jovens internados a fazer desintoxicação de álcool..Quando é que o drama terminará? Será difícil, muito difícil!
beijo
Graça

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails