Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Por que não somos felizes?


Matéria da Folha de São Paulo: Por que não somos felizes?

Fiz alguns comentários pessoais (em preto) de coisas que tenho observado, vivido e mudado em minha vida. E com sucesso!
Mari


"Vivemos tão envolvidos em problemas menores que na maioria das vezes nos esquecemos que estamos vivos. Parece loucura o que estou dizendo, mas não é. Vivemos tão profundamente conectados a problemas e dificuldades que nosso olhar para a vida costuma ser turvo e confuso. (Adquirimos com o tempo a mania de olhar só para o próprio umbigo).
Todos os dias esquecemos de viver. Cumprimos com todos os compromissos, no entanto, passamos pelo nosso dia como quem passa em um trem em alta velocidade sem nos dar conta da bela paisagem ao redor.

Tudo o que existe de melhor na vida passa por nós: pessoas, situações, sentimentos, emoções, pensamentos, afetos (Putz! E a gente vai permitindo que tudo isso passe por nós e quase não fazemos nada para que fiquem em nossas vidas! E depois lamentamos as oportunidades perdidas).

Quando chega a noite e nos deitamos, não sentimos nada além do cansaço. E quando conseguimos, dormimos ou desmaiamos na esperança de que o dia seguinte seja melhor.

Dessa forma, vivemos preocupados com o trabalho, com as contas para pagar, com os desaforos de nosso chefe, a frustração com nosso casamento, a rejeição do namorado.Pare e faça uma avaliação de sua vida.

Perceba como você está completamente conectado à falta, à perda, ao vazio e à frustração. (Fiz esta avaliação já há algum tempo...e olha, mudei drasticamente meu modo de encarar as coisas. Por isso hoje valorizo muito mais cada momento e sinto que a felicidade é sim a gente que faz!)E por quê? Será que nada de bom acontece em nossas vidas?É claro que acontece, mas estamos tão absolutamente imersos na desgraça, na crucificação, no sacrifício e na violência que nem ao menos conseguimos olhar para a beleza e poesia que vivemos. (E bota poesia nisso!! Quantas bênçãos recebemos todos os dias!)

Esperamos todos os dias que algo caia do céu (ultimamente só tem caído mesmo chuva e muita!), que Deus olhe por nós (e Ele não faz outra coisa a todo instante), que alguém apareça do nada para nos salvar de todas as situações que o destino nos colocou (a gente é que se coloca em cada situação!!!!).

No entanto, nada disso acontecerá enquanto você não perceber que cada pedaço desse destino foi você mesmo quem construiu. Quantos abraços você deu ontem em seu filho (um montão!!!), marido ou esposa? Quantas vezes você sorriu hoje (tantas, que perdi a conta)? Quando você se levantou da cama para encarar mais um dia de trabalho, como estava o seu humor (a princípio não estava bom, mas respirei fundo e mudei a frequência)? Você se lembra o que comeu ontem (salada, legumes e frutas, estou de dieta)? Saboreou o alimento prazerosamente ou simplesmente engoliu a comida de qualquer jeito para matar a fome (saboreei sim e ainda bati um papo gostoso com um amigo do trabalho)? Sentou-se por dez minutos sossegadamente para respirar e sentir-se vivo? Quando chegou em casa, deixou os problemas do trabalho do lado de fora ou carregou todo seu mau humor e frustração para dentro do seu lar? (O dia foi bom, não levei nenhuma tranqueira para casa).

Fazemos tudo errado e esquecemos que cada dia representa um tijolo na construção de uma nova vida.

Cada pensamento, sentimento e reação são importantes nessa construção. No entanto, não lembramos de nada disso. Nos esquecemos de beijar, de amar, sorrir e abraçar e, dentro do papel de vítima que estamos acostumados a nos colocar, choramos, nos queixamos, nos desesperamos ainda na espera de que Deus nos ajude. (As vezes eu até sinto uma recaída, mas rápido tento mudar a freqüência e geralmente consigo. Então agradeço a graça de estar viva, saudável e feliz)

Até quando nos colocaremos nesse papel? É certo que existe algum ganho em toda situação que vivemos, por pior que ela seja. Não me venha dizer que não é feliz por que seu marido ou esposa não lhe trata bem, ou porque seu chefe é indelicado. Por favor, crie coragem e mude.

Se você ainda coloca sua felicidade nas mãos de outra pessoa, certamente tem algum ganho nessa situação (Se você faz isso, prestenção!! Ninguém pode ser responsável por sua felicidade a não ser você mesmo. Não delegue este poder a outra pessoa, fatalmente você será infeliz!). Construa sua coragem dia após dia e mude tudo. Dê um passo em direção a uma nova vida. Procure um outro trabalho, transforme sua forma de se relacionar, mude seu casamento e, se preciso for, mude de casamento (A mudança é revigorante, nos dá novos propósitos... crie coragem e MUDE de verdade!).

Lute para injetar o novo na estrutura que já construiu, mas se isso não for possível, mude toda estrutura. E tenha a certeza que, dessa forma, quando puder recuperar seu livre arbítrio, Deus estará muito mais próximo de você."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails