Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pequena Biografia de Chico Xavier


Francisco Cândido Xavier, nasceu em 2 de abril de 1911, no município mineiro de Pedro Leopoldo.

O pai João Cândido Xavier e a mãe Maria João de Deus, tiveram nove filhos: Maria Cândida, Luíza, Carmozina, José Cândido, Maria de Lurdes, Francisco Cândido, Raymundo, Maria da Conceição e Geralda.
Em 1915, Dona Maria João de Deus, percebendo a gravidade de sua enfermidade e pressentindo sua morte, entregou seus filhos a pessoas amigas, para cuidarem de sua educação. Diante de tais circunstâncias, Chico foi entregue a sua madrinha, Dona Rita de Cássia, mais conhecida como Ritinha.

A VIDA COM DONA RITINHA
Durante suas constantes crises nervosas, Dona Ritinha premiava Chico com surras que chegaram a acontecer até três vezes ao dia. Certa vez, Chico dirigiu-se à madrinha muito feliz, dizendo que havia conversado com a mãe desencarnada. Foi o suficiente para receber uma surra extra.
Apesar dos maus tratos Chico nunca proferiu uma palavra contra sua madrinha.

SEGUNDO CASAMENTO DO PAI
A permanência de Chico junto a Dona Ritinha durou dois anos. Em 1917 seu pai casou-se com Dona Cidália Batista, de cuja união a família Xavier se viu aumentada em seis filhos: André Luís, Lucília, Neusa, Cidália, Doralice e João Cândido.
Dona Cidália fez questão de reunir todos os filhos de João Cândido. Foi quando Chico mudou-se para junto deles. Foram dez anos de compreensão e muito carinho entre pai, mãe e quinze filhos!

VIDA MEDIÚNICA
"Tive três períodos distintos em minha vida mediúnica", relatou Chico Xavier, no início de Parnazo. "O primeiro, de completa incompreensão para mim, é aquele dos 5 anos de idade, quando via minha mãe proteger-me, até aos dezessete anos, quando a doutrina espírita penetrou em nossa casa. O segundo, de 1928 a 1931, no qual psicografei centenas de mensagens que os benfeitores espirituais, mais tarde, determinariam que fossem inutilizadas, porque em suas opiniões essas mensagens eram apenas esboços e exercícios. O terceiro período começou com a presença do nosso abnegado Emmanuel, que, em 1931, assumiu o encargo de orientar todas as atividades mediúnicas".
Emmanuel é o principal mentor de Chico Xavier mas não o único a lhe ditar mensagens profundas e cheias de ensinamentos. Outro espírito de luz a comunicar-se através da psicografia de Chico Xavier é um cientista brasileiro que até hoje mantém sua verdadeira identidade incógnita. Comunicou-se com ele pela primeira vez em 1943 e o médium quis saber de quem se tratava. No entanto, a entidade, apontando para o irmão de Chico que dormia no quarto ao lado, pergunta pelo seu nome. Chico respondeu: "André Luiz". Então, disse o espírito: "De agora em diante este será o meu nome".

A TRANFERÊNCIA PARA UBERABA
Em 1958, já com 48 anos de idade, Chico Xavier sofreu uma crise de hérnia estrangulada e foi internado no hospital São José Batista, em Pedro Leopoldo. A conselho do médico, Chico foi transferido para Uberaba no início do ano seguinte. Melhorou da hérnia e também de uma labirintite que o fez diminuir por algum tempo sua produção mediúnica. Tanto Pedro Leopoldo como Uberaba estão no coração de Chico em igual plano. Ele define seu amor pelas duas cidades dizendo: "Pedro Leopoldo é meu berço e Uberaba é minha bênção". Ali permaneceu até o seu último dia.

“Renascer... eis a vida, o progresso incessante, o eterno evoluir, eis a lei do Criador! Eis do Mestre Jesus, como luz rutilante o ensino imortal no evangelho do amor. Renascer... eis lei imutável, constante, pela qual nosso “eu” no cadinho da dor, em sublime ascensão pela luz deslumbrante, subirá para Deus, nosso Pai e Senhor...”
(Escrito em 1929 por Chico Xavier. ) 

7 comentários:

angela disse...

Bonita postagem, sempre é bom falar nele. Sinto-me em paz.
beijos

intervalo disse...

E...porque tu cativou-me,gosto sonhar na sombra das tuas letras.Bom fim de semana,Mari e Feliz Páscoa.beijoss meus.Lia...

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Li o livro há uns dois anos atras, salvo engano.
Vida extraordinária, ser humano incomparável.

To querendo ver o filme, mas não arrumo companhia...

Feliz Páscoa para ti!

=D

Paulo Tamburro disse...

MARI, belíssima homenagem.

O filme dele vem por aí.

Hoje, aqui, a Radio Rio de Janeiro - que você deve conhecer - falou muito sobre este filme!

Eu gostaría imensamente, de tê-la como minha seguidora.

Meu blog é de humor!

Boa Páscoa.

Muita luz, sabedoria e um abração carioca!

Mari disse...

Oi Angela,
Que bom minha amiga, fico feliz!
Um beijo grande

Mari disse...

Oi Ana,
Eu também já li o livro e amanhã vou assitir.
Quer ir comigo?
bjs

Mari disse...

Oi Paulo, bem vindo!
Foi lançado hoje, tentei assistir mas os ingressos estavam esgotados...mas já comprei e amanhã eu vejo!
Vou cisitar você e conhecer seu espaço.
Um abraço

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails