Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sincronicidade



De acordo com psiquiatra Carl Gustav Jung, que estudou e observou (assim como outros antes dele) a sincronicidade, esta energia está presente em toda nossa vida, porém são poucas pessoas que têm consciência destes acontecimentos. Isso se dá principalmente pela falta de atenção e presença no dia-a-dia.

As vezes é um pensamento, uma atitude, uma palvra, um gesto... e percebemos toda a sincornicidade que pode existir entre algumas pessoas ou situações.
Não é com todo mundo que isso acontece, não, somente com aquelas pessoas que possuem sintonia de pensamentos, atenção e intuição.
E isso é muito difícil de acontecer... pois precisamos estar afinados nos sentimentos e nas atitudes. É preciso disposição, disponibilidade e vontade. Manter um pensamento positivo e estar bem consigo mesmo são essenciais para perceber sincronicidades favoráveis.Não é uma questão de "coincidência" é muito mais complexo... já que no meu modo de ver e sentir as coisas... esta tão famosa "conincidência" não existe...
O que alguns chamam de coincidência, eu acredito que seja o Universo conspirando em nosso benefício, pois esta sincroinicidade entre algumas pessoas só é possível porque elas se permitem, simplesmente se abrem deixando que as forças dos Universo ajam em seu favor.
Algumas pessoas se assustam quando dão de cara com isso, num primeiro momento sentem medo e muitas vezes preferem não acreditar na força do Universo e justificar tudo como uma mera "coincidência".
Ledo engano! Pois quando as forças do Universo estão em ação, fugir não é o melhor a fazer, pelo contrário.... o certo mesmo é permitir, checar, verificar, viver, apostar que quando recebemos esta resposta favorável do Universo, temos mesmo é que estar abertos a ela e dispostos de todo nosso coração a experimentar cada sensação que nos é oferecida. Senão seria como passar pela vida, sempre desconfiando de que Alguém Lá em Cima realmente nos ama e nos apresenta a felicidade a todo momento e nós, falíveis e incrédulos... acabamos por achar que pode ser bom demais para ser verdade!

By: Mari

5 comentários:

Flavio Ferrari disse...

A sincronicidade não foi, na verdade, inventada por Jung. Foi observada e apontada por ele (e por outros antes dele), que acabou por batiza-la. O termo ganhou notoriedade no mundo moderno em função da "atualidade" do discurso simbólico de Jung e seus discipulos.
A sincronicidade não é, propriamente, a coincidência de ocorrências. Ela é a justificativa não causal para essa coincidência.

Mari disse...

Oi Flavio,
Obrigada pela informação...vou atualizar no post.
Beijos

Denise disse...

A sincronicidade...seria a aproximação das possibilidades para atender nossos desejos??

E aí, amiga, tudo firme por aí??
Bjão e ótimo fds pra vc!

Denise disse...

Contribuindo com o tema...

"Mesmo que a sincronicidade seja uma idéia desde a origem da cultura humana, a contribuição de Jung foi sua observação de que a confluência especial de acontecimentos, para a qual ele empregou o termo "sincronicidade", quase sempre tem três características distintas." Hopcke as descreve: Primeiro, estes acontecimentos são ligados pela casualidade, segundo, são sempre acompanhados de uma profunda experiência emocional, e terceiro, o conteúdo de toda experiência sincronística é sempre de natureza simbólica. Para este autor, inclusive, eventos sincronísticos geralmente são acompanhados de momentos de virada na história de nossas vidas.

Recomendo o livro "Sincronicidade", do Robert Hpcke, Mari, se vc gosta do tema. É muito bom.
Bjos

Mari disse...

Oi denise querida,
Aqui tudo bem...firme e forte rsrs
Adorei a dica, me interessa sim o assunto, vou ler!
Um beijão Dê

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails