Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo


Não tem como evitar não prestar atenção ao sentimento de patriotismo que contagia o Brasil na época da copa do mundo.
É uma euforia, um sentimento fraterno e de união entre as pessoas... realmente emocionante de ver e sentir.
O país se colore de verde e amarelo, nas casas bandeiras nas janelas, nas ruas elas estão pintadas no chão; nos postes badeirolas; nos carros mais verde e amarelo. Todo mundo de camiseta da seleção nas ruas, casas, escritórios!
Quando chega a hora do jogo, não tem ninguém nas ruas...o país para literalmente...e durante noventa minutos as pessoas se reúnem em bares, casas de amigos, nas empresas (tem aqueles que não são dispensados mais cedo)...enfim o país está assistindo a Seleção Brasileira de Futebol jogar na copa do mundo!
Uma nação inteira com o mesmo pensamento, na mesma vibração!
Brasil, o país do futebol...é o slogan da nação!

E daí, para variar eu tenho que escrever uma certa indignação de minha parte com tudo isto.
Não pense que eu não vibre com a seleção, que não acompanhe dos jogos... Não é nada disso, eu gosto e vibro como todo mundo, mas é que ficam alguns questionamentos....
Fico me perguntando porque os outros esportes não têm pelo menos 1/10 de investimentos, patrocínios e incentivos que o futebol recebe? Afinal, nas outras modalidades esportivas também existem brasileiros que suam suas camisas e trazem conquistas importantes para o País, muitas vezes sem nenhum apoio!
Já imaginou se o povo brasileiro tivesse o mesmo empenho e união que tem nesta época, para se unir contra tanta falcatrua que vemos no cenário político?
Já pensou se esta união e sentimento de fraternidade norteasse também nossas ações sociais?  Se colocássemos parte desta energia para ajudar os menos favorecidos? Aqueles que sentem fome, frio e estão doentes nos leitos de hospitais e em suas casas?

Pois é...deve ter alguma coisa errada comigo, mas eu não consigo deixar de pensar nestas coisas...Eu penso sempre nisto, mas de quatro em quatro anos eu penso mais...do mesmo jeito que a corrente e a união do nosso povo me eomciona...às vezes me entristece. Pois se tivéssemos 1/10 desta motivação pelo menos umas três vezes por ano, acredito que conseguiríamos mudar pelo menos alguma coisa neste País!

Bem....desabafo feito, agora é hora de torcer por nossos meninos lá na África do Sul!
Força, determinação e sorte aos meninos de ouro da Seleção Brasileira de Futebol!

Viva o Brasil!!!!

Atulizando a postagem depois do jogo!

Eu morro e não vejo tudo!!!

Bem...voltando depois do jogo. O Brasil ganhou, jogou um joguinho triste de assistir, mas ganhou. E o que a gente vê?
Um país em estado de histeria coletiva, parece até que foi uma final. O País parou a partir das 15:30 hrs.!
O trânsito impraticável, motoristas alucinados nas ruas... fazendo loucuras. Eu estava no trânsito com a minha irmã e conversamos a respeito do que sentimos diante de tudo isto...
E ainda o ilustríssimo Sr. Presidente anuncia que vai dar conforme a classificação final, a bagatela de R$ 45 a 25 milhões em premiações para os jogadores (coitadinhos, ganham tão pouco)....
E quem liquida esta fatura somos nós, com os impostos que pagamos....E ainda comemoramos!!! Fala sério!
Insisto em dizer que fico pensando o que seria desta nação, se usassemos uma parte de todas esta energia e consciência de cidadania e patriotismo para mudar a nossa sorte, o cenário político, as injustiças sociais...Seríamos sem dúvida nenhuma um País infinitamente melhor!

By: Mari

26 comentários:

Helena Castelli disse...

É amiga, parece que o Brasil parou!!!...

Enquanto ele fica parado... estou aproveitando para colocar as leituras em dia... vim até aqui ler um pouco de ti, e deixar-te um abraço!

Belle disse...

Amore mio, não tem absolutamente nada errado com você. É verdade que estamos tão habituados a não agir e a ser levados pelos canais de manipulação social, que estamos alienados no que realmente significa o país. Estamos em ano de eleição! Pare pra pensar: se não reagirmos contra tudo isso que está aí iremos amargar uma bela ressaca depois de outubro! Agora, quem sabe disso e quer pensar (como eu, você e tantos outros por aí)e agir em vez de obedecer cegamente aos ditames da massa, sigamos formando opinião, lembrando nas rodadas de torcida o que realmente importa: o pós copa, pós euforia, pré formação das bancadas de representação nacional! Beijocas, como sempre apoiada!

Mari disse...

Pois é Helena...

Que bom que você veio, é sempre super bem vinda!
Um beijo

Caca disse...

Mari, concordo com você da primeira à ultima linha do seu texto. Abraços. Paz e bem.

Mari disse...

Oi Belle,

Que bom saber que você comunga da mesma opinião.
E você lembrou um fato importante...as nossas eleições sempre coincidem com ano de Copa do Mundo..bem conveniente!
Bem, minha amiga, eu falo e escrevo o que cismo aqui comigo.
E sinceramente, as cenas que vi hoje de euforia desmedida, um País inteiro parado em virtude de um jogo de futebol...me assustam muito e por isso eu uso o meu direito de expressão para tentar fazer alguma diferença e não me deixar levar, como você bem disse, pela massa manipuladora.
Um beijo querida!

Mari disse...

Oi Cacá...

Que bom meu amigo.
Obrigada pelo carinho.
Beijos

Maria José Rezende de Lacerda disse...

É verdade, Mari. No futebol vemos a união dos brasileiros, o patriotismo, a garra, a vontade de vencer. Quisera podermos utilizar tudo isso para termos um país mais equilibrado, justo e fraternal. Beijos, amiga.

Pelos caminhos da vida. disse...

Assino embaixo do seu texto amiga.

beijooo.

Terráqueo disse...

Mari,

Adorei a tua análise. Super ponderada. Concordo inteiramente contigo. E esse prêmio, em um país miserável com tanta miséria como o nosso é uma vergonha. Infelizmente, o nosso povo se contenta com circo.

Marcia Regina disse...

Minha Miri Amada,

Faço parte da minoria feminina pois sou "apaixonada" por esportes e, principalmente, por futebol. Sim, sou simplesmente "apaixonada" por futebol em especial pelo meu Corinthians e você sabe disso não é mesmo?
Na verdade sou "apaixonada" pela vida e por tudo que nela posso viver, mas graças a Deus a minha "paixão" não é desconectada da razão, portanto, penso e não apenas sinto e, digo isso porque como todos os Brasileiros também torço pela Seleção e quero muito que os "Meninos do Dunga" voltem como hexa campeões, porém desde que toda esta euforia começou venho me perguntando: Será que patriotismos deve se manifestar apenas de 4 em 4 anos? Será que se perguntar para algum jovem que carrega a Bandeira do Brasil para fora das janelas dos carros, eles saberiam responder o significado das estrelas na nossa Bandeira? Será que 10% destes mesmos jovens saberiam cantar o Hino do Brasil sem nenhum erro, inclusive de português? Pois é, não precisamos pensar muito para respondermos não é mesmo?
Como em todas as Copas, hoje o Brasil parou!!! Literalmente parou!!! E exatamente quando estávamos voltando para casa (juntas o que é sempre muito bom), primeiro fui tomada pela indignação, mas na verdade o que predominou foi uma profunda tristeza, pois se 1/3 desta mesma nação se unisse em passeatas para dizer NÃO à esta FALSA DEMOCRÁCIA, se 1/3 desta mesma nação tivesse coragem de lutar pelos seus direitos, já que Brasileiro cumpre com maestria seus deveres, se 1/3 desta nação tomasse consciência da sua cidadania,se 1/3 desta nação realmente lutasse por uma educação de qualidade e um sistema de saúde no mínimo adequado, se 1/3 desta nação simplesmente tomasse conhecimento do seu poder e da sua força com certeza estaríamos vivendo em um lugar chamado Brasil de Ordem e Progresso!!! Estaríamos no runk mundial do desenvolvimento
sócio-político-econômico!!! Mas infelizmente, nem mesmo 1/3 desta nação tem tempo para perder com direito e igualdade social, e creio que nem sequer sabem o que significa JUSTIÇA!!!
Como você mesma disse, torço para a Seleção, torço pelos "Meninos do Dunga" e quero muito o Hexa para o meu País que é e sempre será o País do Futebol, do Vôlei, do Tênis, da Formula 1, da Natação, do Atletismo, etc...etc...etc... e com certeza continuarei uma "apaixonada" por todos os esportes, mas não com esta cegueira e esta sedução que torna a maioria desta nação, pessoas que esqueceram que são dotadas da mais rica das faculdades: O PENSAMENTO!!!!

Um beijo verde e amarelo no seu coração!!!

Mari disse...

Maria José,

É por esta razão minha amiga, que voltei para atualizar o post...
Ver o povo assim tão unido por um jogo de futebol...e ao mesmo tempo tão aliendado de que esta mesma força pode mudar o nosso País!
Acredito que estes momentos são de grande importância para que se fale mesmo, muito sobre o assunto.
Um beijo

Mari disse...

Oi Ana,

Que bom amiga, precisamos mesmo começar a falar e fazer mais barulho! Afinal, este povo é bom e merece respeito, só que precisa também aprender a se respeitar!
Beijos

Mari disse...

Oi Terraqueo,

Tinha certeza que você viria aqui para fazer coro comigo...principalmente depois que li a sua postagem.
O povo precisa tirar a venda dos olhos!
Em ano de eleição é muito conveniente toda essa comoção e euforia desmedida, fica mais fácil conduzir o "gado"
Como diz a música:

" Vida de gado, povo marcado, povo feliz!"

Beijos

Mari disse...

Oi minha irmã...

Bem minha amada, nós duas já ficamos muito indignadas hoje quando íamos para casa...naquele trânsito maluco.
O seu comentário...só complementa o que eu escrevi...é o que acontece com as almas gêmeas né?
Pensam em sintonia!
Adorei suas colocações!
Te amo pra caramba!
Beijos

Estrela disse...

Mari,
Recebi o seu braço cheio de calor. O mundo precisa disso, calor humano.
Posso confessar uma coisa, eu penso como vc. Fico imaginando, delirando com meus botões, já imaginou esses patrocionadores milionário investindo na área da saúde...rs.talvez eu sonhe alto.
Hei, sabe esse ano foi a primeira vez que vesti uma camiseta do Brasil (verde e amarela)...tenho uma mais é do TIMÃO...a empresa onde eu trabalho mandou confeccionar p/ funcionários...rs...sou meio desligado com essa coisa de Copa gosto mesmo é de vôlei.
Beijos linda até mais (*_*) Jú

Mari disse...

Oi Estrelinha...

E eu adoro distrbuir abraços e recebê-los!
É minha amiga...chega mesmo a seu quase um delírio, mas a gente precisa sonhar e delirar às vezes.
Eita que coisa boa...temos também o TIMÃO em comum rsrs
Um beijo linda

Flavio Ferrari disse...

Veja por esse lado ... poderia ser pior ... já pensou se a gente fosse coreano ?

Beta de Santana disse...

Olá Mari!
Pois é, em se tratando da Copa do Mundo todos brasileiros se unem para torcer pelo Brasil! Devíamos nos uner mais por outras causas!!
Mas sendo algo positivo já é valido!
Que tu tenhas uma linda noite, paz e luz.
beijokas, Beta de Santana

Mari disse...

Olá Beta,

Seja bem vinda ao Cantinho.
Obrigada você também!
Beijos

Mari disse...

É Flavio se fossemos coreanos poderia ser pior...
Porém, sou brasileira e aqui ainda existe a liberdade de expressão e posso dizer o que sinto e o que tenho vontade.
E não consigo me conformar com certas coisas que vejo meu amigo!
Então...num tem jeito..eu falo!
Gostei da sua "mesa redonda" lá no Arguta rs
Beijos

Anônimo disse...

Eu te entendo amada,está tuuudo bem.
Vamos pensar nas alegrias no momento ok.
Um beijo minha florrrrrrrrrrrrrrrrr

Elaine Barnes disse...

Concordo com tudo que falou e ontem quando fui ver meu netinho falava com minha filha sobre isso.. Se esses partocínios fossem distribuidos pelas áreas que o povo necessita, o Brasil estaria bem melhor.Assim como as outras modalidades de esportes. Não tenho esperança disso mudar não.Vamos torcer por nosso pa[is como patriotas que somos,mas, tem gente falando que essa copa também está vendida. rs... Montão de bjs e abraços

Mari disse...

Bom dia Perola....

Não consigo simplesmente só pensar na alegria do momento...
É legal sim, ams isto não me impede de ver o que está errado!
Lindo dia pra você querida!
Um beijo

Mari disse...

É Elaine,

Também não sei amiga se conseguimos mudar alguma coisa...é bem difícil mesmo, mas pelo menos falar e questionar a gente pode.
O que não pode é simplesmente se conformar!
Um beijo

Morbid_Angel disse...

Mari... naum ha nem o q comentar, vc disse TUDO!
Este fanatismo todo, esse patriotismo, soh existe em epocas de Copa e quem ve ateh pensa q nossa nacaum na real eh unida desse jeito.
Assim como vc, tbm acompanho alguns jogos, mas naum fiko vibrando nem nada, assisto pq gosto, assim como gosto de assistir outros esportes q, como vc msm destacou, saum bem injusticados em nosso pais.
E a baderna q eh feita, sem comentarios! Um perigo, as pessoas enchem a kra no jogo e vaum pro transito dpois... Soh Deus msm pra salvar!
Bjos meu anjo, adoro vc e adoro seu jeito critico de ver as coisas, eh taum bom se deparar com seres pensantes, coisa rara hj em dia, infelizmente.

Mari disse...

Oi Lukas...

É meu querido, tem muita coisa mesmo pra quem quiser ver...tá ai na cara da gente não é mesmo?
Eu também adoro passar lá na Cela, você tem sempre algo por lá que me faz pensar!
Obrigada Lukas!
Um beijo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails