Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


sábado, 9 de outubro de 2010

A gente se acostuma...mas muitas vezes não deveria!


Numa conversa, acabei soltando a seguinte frase: “A gente se acostuma com tudo nesta vida...”.
Daí obtive a seguinte resposta: “Acho que a pior coisa que pode acontecer é a gente se acostumar com tudo na vida”.
Não que eu discorde desta colocação, mas se prestarmos atenção e formos sinceros com a gente mesmo, deixando de lado a hipocrisia, acabamos percebendo que geralmente é isto mesmo que acontece, senão vejamos algumas coisinhas básicas, com as quais às vezes muita gente acaba se acostumando:

- tem gente que se acostuma com relacionamentos falidos, agüenta o quanto pode e depois por comodismo, falta de atitude ou de coragem, questões financeiras, filhos, etc e etc...acaba deixando por isto mesmo,reclama e vive relacionamentos paralelos, etc...mas deixa como está...então...se acostuma sim!


- tem aqueles que reclamam incansavelmente do trabalho, não estão satisfeitos com o salário, com o chefe, etc...mas por medo, falta de atitude, falta de oportunidade melhor, por ter família para sustentar, etc...acaba ficando por ali mesmo...afinal já estão acostumados com a situação!


- Muita gente se incomoda com as injustiças sociais, ficam indignadas com tantas diferenças, com tanta discriminação, sentem pena de quem sofre, etc...mas nada fazem que possa mudar isto. Difícil é ver que sente compaixão diante destas situações e faz alguma coisa efetiva em relação a isto, como olhar para o lado e pelo menos de vez em quando saciar a fome de alguém, aquecer um que esteja com frio, passar uma hora num asilo doando seu tempo e seu ouvido...algumas palavras talvez, ou coisa parecida...então quem aponta e nada faz...se acostumou também com as injustiças sociais!


- E com a política então? Todo mundo reclama, reclama...sabe quem são os corruptos, sabem dos escândalos em qual cada um deles está metido... e quando tem eleição quem se reelege? Os mesmos de sempre! Mais um sinal de que a grande maioria já se acostumou também a ser feito de bobo!


E por ai vai gente...existem inúmeras situações com as quais, feliz ou infelizmente, a gente se acostuma. É mais do que só uma expressão, é uma realidade pela qual todos passamos de vez em quando...alguns mais do que outros...
Por mais que a gente lute, mude, se rebele...existem algumas coisas que viram costume, hábito, modo de vida...enfim chamem como quiserem, mas que elas existem isto não se pode negar...
E no fundo, no fundo....todos nós convivemos com estas situações em algum momento ao longo da vida.
É que quando a gente fala, causa impacto...e quem ouve, já até lamenta o fato...esquecendo às vezes de olhar para sua própria e vida e encarar com quantas situações já se acostumou!
No caso eu só citei as coisas ruins com as quais as pessoas se acostumam...


Por que as boas...ah! estas...quem não gosta de estar muito bem acostumado?

(By: Mari)

10 comentários:

Lata de Luxo disse...

Ola,querida Mari.
Texto contundente,hein?Mas cheio de verdades.E certo que diante da falta de atitudes positivas,as pessoas acabam engolindo os sapos da vida e deixando por isso mesmo.Quantas pessoas veem a vida passar e nao tomam nehuma atitude para melhora-la,se acomodando a situacoes que nao trazem satisfacao e nem felicidade.Otimas as suas colocacoes num texto muito primoroso.Parabens,amiga.Grande beijo,zenaide storino.

angela disse...

Não pode baixar a guarda, cansar de pensar e questionar. Boa reflexão amiga e muito oportuna nesses tempos em que a responsabilidade parece ser sempre do outro.
beijos

Guará Matos disse...

Esse negócio de "Deixa a vida me levar" fica bonito apenas no belo samba de partido alto interpretado por Zeca Pagodinho.
Bjs.

Unknown disse...

Perante tão vis situaçoes...
...
Acho que estou "muito mal acostumado"
...
Ou antes, "muito, muito acomodado"
***
Haja quem me salve!

Graça Pereira disse...

Perfeitamente de acordo! Acostumamo-nos por comodismo ou por preguiça...ás vezes até por falta de vontade! As reclamações são em côro...mas ninguem dá um passo para alterar seja o que fôr!
Um texto perfeito e infelizmente actual!
Beijos
Graça

Caca disse...

O que acaba moldando esse abominável senso comum é o conformismo. Eu tenho pavor de ouvir aquelas clássicas
"coisas da vida",
"a vida é assim mesmo",
"isso não muda"

"Seja quente ou seja frio. Se for morno eu te vomito" (do livro de Tiago).

Adorei, Mari! Bom dia! Paz e bem.

nanda disse...

Bom dia!

Só passei para deixar um bjinho e desejar um Feliz Domingo.

Nanda

Vitor disse...

não tenho o hábito de ganhar costumes...mas vou abrir uma expecção e,por aqui continuar visita...se não incomodar,obviamente!

Bj*

Naty Araújo disse...

É... mas tem tbm aqueles acomodados.
Sabe, né?

Estar acostumado com coisas boas é bom, mas com as ruins... É acomodação.

Adorei, Mari.
Beijão

Terráqueo disse...

Me acostumei a ler coisas belas no seu cantinho. Um grande abraço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails