Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quando eu era criança, as coisas eram bem diferentes!







Quando eu era criança, não existiam filhos tão problemáticos com os que vemos agora. 
Tenho observado e percebido que tudo é motivo para que eles se revoltem.
Outro dia andando pelo shopping vi uma cena lamentável de um menino, mais ou menos uns 10 anos, fazendo uma tragédia só porque seu pai disse que "não" ia comprar o jogo de vídeo game.
Quando eu era criança...era tão diferente!
Se meu pai ou mãe diziam não, era não e ponto. Não adiantava nem pensar em fazer uma cena, só uma olhada deles e eu ficava bem quietinha.
E isto não causava traumas, revoltas ou rebeldias. 
Sabíamos então, que se nossos pais haviam dito "não", é porque não podia ser naquela hora! A gente até ficava triste ou um pouco emburrado, mas logo passava, a gente esquecia e ia brincar...sem "traumas"!!!
Hoje em dia por qualquer coisinha do tipo...é mais um traumatizado no mundo, mais um revoltado que precisa de muita atenção porque senão....
O que antigamente se resolvia com uma boa bronca, uns tapinhas (de leve) ou às vezes um castigo, hoje simplesmente tira a paz das famílias e em alguns casos...até da sociedade.
Depois dos pais, ainda lá atrás quando eu era criança, nossos professores eram as pessoas mais importantes, a escola...uma extensão de nossa casa. 
Os professores eram mais bem preparados e melhor remunerados também, tinham tesão pelo que faziam.
Hoje a formação é quase medíocre, o salário uma porcaria e a satisfação em alguns casos é pouca. Hoje, os professores são desrespeitados nas salas de aula, as escolas são depredadas...e nem dentro delas as crianças estão seguras!
Se um professor é mais duro com um aluno, provavelmente vai ser processado por abuso ou assédio moral, os pais serão chamados na escola porque o aluno ou está agressivo ou passivo demais depois de levar uma bronca!
O que antes se resolvia com uma advertência, tipo um desentendimento entre alunos, hoje vira caso polêmico, sai nos jornais e revistas e então...não se fala mais em outra coisa!
Quando eu era adolescente, claro que sofri por terminar um namoro, ficava triste, comia pouco...mas devagar as coisas se ajeitavam e tudo voltava ao normal...
Hoje, os adolescentes não são capazes de lidar com rejeição sem que desmoronem inteiros! Acabam bulímicos, anoréxicos...ou se entregam às drogas!
Onde está aquele mundo bom onde eu vivi minha infância e adolescência?
Não sei, mas penso que o problema começou mais ou menos da minha geração para frente...
Alguns simplesmente quiseram educar diferente da forma como foram educados, ok..eu também fiz algumas coisas diferentes na educação do Celo...
Mas no meu modo de ver, alguns acabaram por fazer diferente demais, acabaram sendo permissivos demais, perderam o tom...erraram a mão...
Pequenas coisas que a meu ver são importantes, se bem que muita gente não pense assim...é o tratamento de respeito que devemos ter com os mais velhos. Na minha infância aprendi que os mais velhos deveriam ser tratados por "senhor" ou "senhora", em sinal de respeito. Hoje em dia, todo mundo é tratado por "você", o que não seria tão ruim se o respeito existisse, o que não muitas vezes não ocorre.
O mundo mudou e muito, eu sei disto, a maioria destas mudanças melhoraram muito a vida de todos nós, mas algumas delas simplesmente estragaram bastante outras coisas.
Acredito que seja por isto que nos deparamos diariamente com notícias que chocam a todos nós.
Às vezes eu sinto que se as coisas continuarem do jeito que estão indo, se as pessoas não pararem para rever e retomar alguns valores básicos ao ser humano...vai ficar cada dia mais difícil para mim e para outros tantos, encontrarem um lugar neste mundo!
Pronto...falei!


By: Mari

Um comentário:

Sonica disse...

Adorei seu cantinho...delicioso, voltarei sempre!
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails