Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Incluídos ou Excluídos???


Vivemos no mundo das inclusões...
Hoje todos têm seus direitos garantidos, o que é bom e certo.
Hoje todos são levados em consideração, ninguém mais é esquecido...abaixo qualquer tipo de preconceito!
Nos estacionamentos encontramos vagas demarcadas para os cadeirantes e idosos.
Existem filas específicas para deficientes, idosos e gestantes, assim como lugares marcados e transporte adequado. Existem cotas nas empresas e faculdades.
Foi criado o dia da consciência negra, comemora-se o dia do orgulho gay, dia da mulher e outras tantas datas que foram e ainda serão criadas.
Temos, por enquanto o direito à liberdade de expressão....e por ter este direito é que falo como sinto tudo isto!
Hoje para tudo existe um rótulo, então é preciso tomar extremo cuidado com aquilo que falamos ou escrevemos, pois nunca se sabe o que irão considerar como brincadeira, ou preconceito, ou discriminação ou bulling! Aliás, esta última palavrinha ocupa o primeiro lugar nas paradas de sucesso...virou moda!
Gente, eu não me conformo em ler nos meios de comunicação o tanto de bulling que acontece por ai todos os dias!!! Será mesmo que é tudo isto, ou andam dando o nome para qualquer coisa?
Sim, porque algumas coisas que hoje dizem ser bulling, quando eu era criança era tratado de forma muito diferente, principalmente no que se refere aos maus entendidos entre as crianças, às broncas dos professores, etc. Neste quesito, penso que as pessoas perderam o bom senso de julgamento, transformando qualquer coisa em bulling.
Outra coisa que me incomoda são algumas proibições...tipo o tratamento que agora se dá ao fumante. Caramba, o fumante está sendo cada dia mais discriminado, tratado feito bicho, expulso dos lugares...agora nem fumódromo vai poder mais!
Hellooooo...fumante também paga imposto, fumante também deixa seu dinheiro na noite, nas baladas....fumante também direitos não só obrigações!
O fumante tem obrigação de não acender cigarros em restaurantes, igrejas, cinemas, teatros, hospitais, aviões, etc... Mas e os direitos do fumante, cadê????
O fumante também tem o direito de ter um lugar destinado para que possa fumar! Se todo mundo tem direito, porque o do fumante não é considerado? Sou a favor, e não é só pelo fator de ser fumante, de que os fumódromos continuem.
E as cotas? Não foram criadas com o objetivo de corrigir injustiças?
A meu ver, em alguns casos só fazem piorar a discriminação....Isto, também precisava ser reavaliado.
Ainda tem as datas especiais...gente do céu, como o povo é criativo e adora inventar data pra tudo!!!! Pensa numa data, vá checar o calendário...e lá esta a danada. Não me admira nada, surgir de repente até um dia para as loiras, ou morenas, ou ruivas, ou sardentas...quem sabe!!!!
Sem contar as situações que, se eu fosse descrever...esta postagem não teria fim!
Para mim, tudo isto significa que estamos perdendo e muito o bom senso!
Algumas coisas são tão óbvias, tão descaradamente óbvias...que sequer haveria a necessidade de se fazer estardalhaço em torno delas.
De que vale criar tantas leis, tantas multas, tanta coisa....se perde-se a mão ao incluir o excluído, a fazer valer direitos...de tal forma, que começa a excluir quem antes era ou sentia-se incluído!
Já nem sei mais o que faz ou não sentido....sinto uma confusão crescente ao redor do mundo...e que aumenta mais e mais a cada dia, noto pessoas querendo fazer valer os seus direitos mesmo que isto custe ignorar o direito do outro!
E quando olho em volta...às vezes sinto um desconforto enorme, por não concordar com tantas coisas....e por não vislumbrar um jeito de me encaixar no todo...
É tão estranha esta sensação, que algumas vezes sinto também fazer parte dos  “excluídos”....
E então penso: "Já estive incluída algum dia?!"
Pois é, é confuso mesmo, eu também acho!

By: Mari

2 comentários:

Anônimo disse...

Mari, sensacional essa postagem. Nem dou os parabéns. Bato palmas de pé.
Penso como você. Até achei que fosse o único ser humano a pensar assim, mas encontrei uma companheira, rs...rs.
Estamos cobertos de leis "maravilhosas". Todas com incentivos fiscais e desconto no imposto de renda para quem concorda com elas. Agora, aplicar que é bom...
Você disse bem sobre o cuidado que precisamos ter ao falar. conforme somos entendidos, já estamos discriminando alguma coisa. Já não se pode nem chamar os amigos por apelidos devido a sermos enquadrados como preconceituosos.
Em especial para os homens, imagine o cara com mais de 35 anos brincar com qualquer criança na rua. É tachado de pedófilo na hora.
O bom senso está sendo substituido por incentivos e logo logo nasceremos com manuais de instrução e funcionamento. Se não funcionar "nos conformes", descarta, rs...rs.
Muito legal a sua postagem.
Um beijo no seu coração.
Manoel.

Unknown disse...

Post *****.

Beijo e bom final de semaana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails