Seja Bem Vindo!

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar...Ambos precisaremos, um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou, por isso tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

(Antoine de Saint-Exupéry).


quarta-feira, 23 de abril de 2008

Consideração...


Tem coisas que eu realmente não consigo entender.
Por mais que eu viva e conviva com os mais diversos tipos de situações, ainda sim, as vezes fica muito complicado e até mesmo dolorido, aceitar e compreender algumas coisas.
É claro que eu sei que as diferenças existem e ainda bem que elas existem, pois são elas que proporcionam o conhecimento e crescimento da gente.
Sei também que cada pessoa tem o direito de optar por qual caminho deve seguir; decidir quem vai e quem fica em sua vida; fazer suas escolhas, enfim ir de encontro ao seu crescimento pessoal e à sua felicidade.
Mas sei também, que nenhum crescimento é possível e proveitoso, quando para que este ocorra... pessoas sejam preteridas ou não tenham seus sentimentos levados em consideração.
Tenho refletido muito sobre isso e não consigo chegar a uma conclusão que aquiete meu coração.
Acredito que muita gente tenha esquecido o significado muito importante de palavras como: “consideração”, “carinho”, “afeto” e “respeito”. Muitos falam sobre isso, discursam até demais, porém... poucos são os que efetivamente praticam de verdade tais virtudes.... E ai meus amigo, é que mora o perigo!
Não estou querendo dizer com isso que todo mundo precisa enxergar pessoas e relacionamentos da mesma forma que eu, não é isso.... só estou dizendo que, aquilo que dói em você, com certeza vai doer em mim também! Simples assim!
Como o ser humano é um bichinho bem complicado... simplesmente vai deixando de praticar o exercício simples e básico da “consideração”... uma vez que tenhamos consideração pelas pessoas e seus sentimentos, passamos a nos colocar no lugar delas e assim evitamos causar ao outro qualquer dor, sofrimento ou decepção que não gostaríamos que nos causassem.... tão simples, tão básico e tão pouco praticado!
A “consideração” desencadeia automaticamente: carinho, afeto e respeito, pois são todos sentimentos e atitudes que caminham juntos, são quase sinônimos um do outro!
Outro sentimento que anda um pouquinho fora de moda é a generosidade, o que explica a ausência dos outros já mencionados.
E assim estamos vivendo de um modo tão feio, onde pessoas são incluídas e descartadas das vidas umas das outras como se fossem objetos, que finda a sua utilidade são postas de lado ou jogadas fora, sem ao menos uma palavra de “consideração”... é onde começam os ressentimentos, as mágoas, a falta de fé nas pessoas que ainda vão chegar em nossas vidas, a desconfiança, o medo da próxima entrega...enfim, chega uma hora que simplesmente não queremos mais nos machucar, isso é inevitável... e então desistimos. Desistimos de investir em novas amizades, novos amores, novos relacionamentos...
Vamos nos fechando em nosso pequeno mundinho, cercados daqueles em quem realmente confiamos e sabemos que têm consideração e respeito por nós e por nossos sentimentos. E, cá entre nós, é muito triste ver as pessoas se tornando pequenos caramujos, se limitando ao convívio apertado e limitado de suas pequenas casinhas...
Eu acredito que este não é o nosso destino... nascemos para ser livres e voar em busca de novos desafios... nascemos para dar e receber, para o crescimento, para realizações, para expansão de novos horizontes, novas relações, novas experiências...
O que precisamos mesmo é prestar mais atenção em nosso comportamento e em nossas atitudes.... e, definitivamente cuidar do outro da mesmo forma que queremos ser cuidados, com carinho, afeto, respeito e muuuita consideração!


By: Mari

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails